O principio de tudo…

 

Estávamos no inicio do Ano Escutista de 1982, quando certo dia fui surpreendido por uma agitação fora do normal na sala dos Exploradores Juniores do meu Agrupamento.

Numa pequena mesa um Senhor que não era Escuteiro estava a falar numa linguagem estranha…

Percebi depois que através de um rádio estava a comunicar com outros Escuteiros espalhados por esse País fora.

Desde então fui ficando cada vez mais interessado nas possibilidades que esta actividade me proporcionava para conhecer outras realidades.

Talvez eu até viesse a ser Radioamador se não tivesse passado pelo Escutismo, quem sabe…

O facto de ser Radioamador é uma escolha pessoal, mas sejamos sinceros…um pouco influenciada pelo Escutismo…pelo Jamboree no Ar…e pelos Dirigentes e Caminheiros que naquele Ano já tão distante andaram a bater de porta em porta para que todo o Agrupamento tivesse a oportunidade de ter na sua sede uma modesta estação e descobrir o que era afinal o JAMBOREE NO AR.

Se conseguirmos neste Núcleo que os nossos Escuteiros descubram o Jamboree no Ar, quem sabe se no futuro não teremos mais elementos "contagiados" por este saudável Hobby.

Jaime Guilherme - CT1ECT

__________________________________________

COMO NASCEU O JAMBOREE-NO-AR ?

O Jamboree no Ar, ou JOTA como é carinhosamente chamado, teve a sua origem no distante ano de 1957 em Sutton Park em pleno IX Jamboree Mundial, acontecimento que simultaneamente comemorava o centenário do nascimento de Baden-Powell e o Jubileu do Escutismo.

Nesta actividade foi instalada uma estação de onda curta, a GB3SP tendo como operador Leslie Mitchell - G3BHK, hoje consagrado como o fundador do Jota, e que funcionou durante o JIM ( nome com que foi designado este grande acampamento, formado pelas iniciais de Jamboree, Indaba e Rover-Moot ), reuniões que se efectuavam simultâneamente com o Jamboree Mundial.

Os resultados foram de tal forma animadores que depois de contactar com estações de Radioamadores Escuteiros espalhados um pouco por todo o mundo, constatou-se que para além do "Jamboree" que se realizava em Sutton Park, outro magnifico encontro estava a acontecer através do ar - tornando-se um autentico "Jamboree no Ar".

A semente estava lançada e nos dias 10 e 11 de Maio de 1958 realizou-se o 1º Jamboree no Ar.

Apesar de estar ainda a dar os primeiros passos o JOTA começava definitivamente a ser referenciado, a título de exemplo a revista canadiana Scout Leader publicou um artigo dizendo que havia "alguma coisa de novo debaixo do Sol".

Devido às condições atmosféricas adversas e ao reduzido tempo para a sua organização o 1º Jamboree no Ar, embora não tivesse atingido o estatuto das edições seguintes, foi sem duvida uma manifestação do sentido universalista do Escutismo.

Tanto assim que em Outubro de 1959 houve nova edição desta iniciativa.

A fim de que esta actividade, de invulgar amplitude, não demonstrasse carência de meios de acção, a sua organização passou a ser confiada ao Bureau Mundial do Escutismo, naquele tempo instalado na cidade Canadiana de Ottawa.

O Jamboree no Ar tornou-se desta forma uma actividade marcante do calendário oficial do Escutismo.

Jaime Guilherme - CT1ECT

__________________________________________

JAMBOREE NO AR '2000 NO NÚCLEO MOINHOS DE VENTO

No próximo fim de semana de 21 e 22 de Outubro o Núcleo Moinhos de Vento irá participar no 43º Jamboree no Ar com a estação CT7NMV, desde a Casa do Arboreto na Vila Expo.

Conforme acordado em reunião de Chefes de Agrupamento, coube ao Agrupamento 905 - Sacavém organizar e coordenar as actividades que vão decorrer paralelamente ao Jamboree por forma a enriquecer ainda mais esta actividade.

Em reunião efectuada no passado dia 25 de Maio, pudemos confirmar a receptividade de uma excelente grupo, que se vai empenhar a fundo para que todo o Núcleo possa viver um verdadeiro Jamboree no Ar.

Em relação ao JOTI, estamos pendentes da instalação de uma linha telefónica no local para se proceder à instalação dos postos que nos vão poder permitir participar no 3º JOTI.

Para que esta actividade seja um sucesso, muitos factores devem ser conjugados, mas o mais importante é seu dúvida a participação de todos os nossos Escuteiros.

Neste aspecto é da maior importância o empenho dos Chefes de Secção, no sentido de explicarem previamente aos seus elementos o que é, para que serve, e como podem participar esta grande actividade.

Como podem os elementos participar numa actividade que lhes é totalmente desconhecida, e para a qual não se sentem motivados?

Se o Chefe, que deve ser o primeiro "impulsionador" das actividades do Grupo não mostrar interesse, muito dificilmente os seus elementos podem ter êxito.

Uma breve palestra uma semana antes do Jota pode esclarecer algumas dúvidas e permitir ao nossos Escuteiros uma participação mais empenhada e frutuosa.

Existe alguma literatura no nosso Movimento sobre este assunto que pode ser consultada, bem como diversas paginas na Internet, para quem tiver acesso, dedicadas ao Rádio Escutismo.

Da parte do Departamento de Núcleo de Rádio Escutismo tudo faremos para proporcionar aos Escuteiros do nosso Núcleo um JOTA de alegria e partilha

Jaime Guilherme - CT1ECT

__________________________________________

PEDIDO DE COLABORAÇÃO

Recebemos via Internet o pedido de colaboração de um Dirigente Canadiano, que abaixo transcrevemos.

Pensamos que esta pode ser uma oportunidade de ajudar os nossos irmãos Escutas a obter a tão desejada insígnia, e descobrir novos Amigos.

Contamos com a vossa ajuda.

Hi there

My name is Tom Dorval and I am a scout leader in 1st Valleyview Scouts Troup. We are located in Kamloops, British Columbia, Canada. Our second year scouts are currently working on their Citizenship Pathfinder Badge. One of the requirements is to communicate and explore local scouting activites with a scout from another area or culture. I am seeking email addresses for some scouts from other areas for our scouts to contact so they can complete this requirement. Please send the email addresses to :

[email protected].

Thank you for your assistance in this matter.

Tom Dorval

__________________________________________

LOGOTIPO JOTA

Na sequência do nosso pedido efectuado na primeira edição do QRM, recebemos com muito agrado ( embora fora do prazo indicado ) três propostas para o logotipo do cartão de participação a nível Mundial.

Os desenhos recebidos foram enviados para o Bureau Mundial do Escutismo em Geneve, ao cuidado do Organizador Mundial do Jota e apenas serão considerados para o Jota' 2001, em virtude de tratarem da escolha do logotipo com muita antecedência.

A todos os que participaram nesta iniciativa o nosso muito obrigado.

Jaime Guilherme - CT1ECT

__________________________________________

HISTÓRIAS DA TELEGRAFIA

Nos meus tempos de jovem aprendi o código Morse, e dei-lhe as mais variadas aplicações.

Na escola, por exemplo, onde andava com um primo meu que também sabia o código, quando estávamos em grupo, e não queriamos que os outros soubessem o que estávamos a "tramar" lá aparecia o código Morse, e era partida pela certa.

Lembro-me por exemplo, era eu já um jovem de vinte e poucos anos, estava numa reunião de trabalho irritado com o que se estava a passar e instintivamente comecei com a ponta dos dedos a "matraquilhar" a minha indignação sobre a pobre mesa de reunião.

Qual não foi o meu espanto, quando do lado oposto surge a resposta e o convite a estudar "secretamente" uma estratégia profissional.

Não vos posso dizer como foi divertido o final da reunião comigo e com o meu colega que partilhava do mesmo gosto pela telegrafia que eu, a "bombardearmos" com propostas e contrapropostas "combinadas" claro está.

Por aqui podeis ver como é divertido a utilização de códigos nas nossas actividades, e não só o código Morse, mas também outros que nós próprios podemos inventar.

Por hoje é tudo, no entanto deixo-vos com um pequeno texto abreviado para Morse, que poderão decifrar com a ajuda da lista de abreviaturas que encontrareis neste número do QRM, e deixo-vos ainda o desafio de aparecerem com mensagens escritas no próximo Jamboree, para que as possamos enviar em CW para os quatro cantos do Mundo.

GM DR OM TNX FER CALL

MY NAME IS TONY ES MY QTH IS NR LISBOA

MY GROUP IS 582 ES OUR QTH ES MOSCAVIDE

HW ES WX?

ES TEMP?

HRE IS CLOUDY

ES TEMP 15 C

73 ES HPE CUAGN

 

António Ribeiro - CT1DJE

__________________________________________

ABREVIATURAS UTILIZADAS EM TELEGRAFIA

Nas comunicações em telegrafia as palavras a transmitir são abreviadas, para que possam ter uma ideia de algumas dessas abreviaturas consultem a lista em anexo.

 

ABT about

NA name

ADR address

NR near

AGN again

OM old man

C yes

PSE please

CFM confirm

PWR power

CK check

R received as transmitted

CUD could

RIG station equipment

CUL see you later

RPT repeat; I repeat

DR dear

SED said

ES and

SIG signal; signature

FB fine business; excellent

SKED schedule

FER for your

SRI sorry

GA go ahead; good afternoon

TMW tomorrow

GE good evening

TNX thanks

GM good morning

TU thank you

GN good night

UR your

GUD good

VY very

HR here

WKD-WKG worked - working

HV have

WX weather

HW how

XMTR transmitter

MSG message

XYL wife

N no

YL young lady

__________________________________________

HTTP://WWW.QSL.NET/CT1NMV

Este é o endereço da página do Departamento de Rádio Escutismo do Núcleo Moinhos de Vento na Internet.

Esta página encontra-se ainda em fase de desenvolvimento, pelo que recomendo a vossa visita de vez em quando para verem as últimas novidades. Qualquer comentário ou sugestão no sentido de melhorar esta página será considerado.