A propósito do QRM…

Com esta edição completamos o nosso primeiro Ano de Vida.

O atraso na edição deste numero, prende-se com a opção de noticiarmos aqui a nossa participação no Jamboree no ar, de modo a transmitir a todos os que não puderam participar nesta actividade um breve relato da mesma.

Quando pensámos editar este boletim informativo estávamos perfeitamente conscientes do trabalho que iríamos ter, no entanto se os resultados fossem animadores, tudo seria ultrapassado.

Já visitei alguns Agrupamentos do Núcleo onde pude encontrar no painel das informações o QRM, até aqui nada de anormal.

Mas o que mais me preocupa é ter também falado com alguns elementos, inclusive Dirigentes que desconhecem por completo a sua existência.

A secretaria do Núcleo tem o cuidado de enviar a todos os Agrupamento um numero de cada edição, deixando o trabalho da divulgação ao cuidado de cada Agrupamento.

Para que no futuro o nosso QRM seja convenientemente divulgado por todos os Escuteiros do Núcleo, especialmente aqueles que se interessam pelo Radio Escutismo, gostaria de deixar aqui expresso o meu pedido a todos os responsáveis dos Agrupamentos para não guardarem só para si cada edição do QRM…

Jaime Guilherme - CT1ECT

__________________________________________

UMA PEDRA NO MEU SAPATO

Tenho, ao longo de muitos anos participado no JOTA, e todos os anos existe uma expectativa de que tudo vai ser melhor que no ano anterior, este ano não foi diferente.

Esperava que todas as actividades corressem bem, e correram, que todos os Escuteiros pudessem ter a sua quota parte nas actividades, e tiveram, mas, como nos anos anteriores ficou um vazio no meu intimo.

Isto começa a ser uma "pedra no meu sapato" ano após ano, Não que as pessoas não se tenham empenhado, nada disso, o que noto é que há uma grande falta de informação, e porque não dizer formação, é que de boas vontades está o mundo cheio.

Aqui lembro-me dos meus primeiros tempos como organizador do JOTA no Agrupamento, toda a azafama, a falta de tudo, o "desenrasca", toda aquela adrenalina, era bom, mas reconheço que era pouco.

Fiz uma formação a mim mesmo, bem ou mal tentei informar-me, mas reconheço que nem todos pensam como eu, mas que há que pensar nestas coisas com mais tempo, há isso é que tem que se fazer.

Pensem nisso, e porque não começar já a preparar o 44º JOTA e o JOTI, é que são necessárias candidaturas, e porque não dize-lo, com tempo podia-se preparam actividades muito interessantes.

Lembrem-se todos que andamos cá pelos "rapazes", e é para eles que temos de preparar as actividades.

Boa Caça

António Ribeiro - CT1DJE

 

*******************************************************

Visite a página do Departamento de Radio Escutismo do Núcleo Moinhos de Vento na Internet.

http://www.qsl.net/ct1nmv

__________________________________________

43º JOTA NO NÚCLEO MOINHOS DE VENTO

…A Rádio será no futuro o hobby dos nossos rapazes… é uma actividade enriquecedora cujo futuro é prometedor… espero que os Escuteiros a saibam aproveitar.

Baden-Powell - 1913

Quando B.P. proferiu esta afirmação estava longe de pensar no impacto que a rádio teria no Movimento Escutista.

Ainda demorou algum tempo, mais como vale mais tarde do que nunca, em 1957 iniciou-se um ciclo que culminaria no maior encontro anual de Escuteiros… via rádio…o Jamboree no ar.

Este foi o quarto Jamboree em que o Núcleo Moinhos de Vento participou com uma estação própria, o indicativo especial CT7NMV esteve no ar em 1996, 1998, 1999 e 2000.

A nossa Estação esteve este ano instalada na Casa do Arboreto, nos jardins da Vila Expo.

A experiência de actividades anteriores permitiu-nos ter uma estação perfeitamente funcional, utilizando a tecnologia KISS ( Keep It Simple Stupid ), trocando isto por miúdos, tentamos simplificar ao máximo as montagens e desmontagens, sem comprometer a operação.

Para HF montamos um dipolo para a banda de 40 Metros e uma antena vertical para as bandas de 10, 15 e 20 Metros.

Os contactos em VHF serviram essencialmente para "baptizar" os dois novos Radioamadores no Núcleo, fruto de uma acção de formação realizada pelo Departamento de Rádio Escutismo em Maio passado.

O Bruno do 582 e o Rui do Agr.1100, deram boa conta de si, ajudados inicialmente pelo nosso Amigo Cortês - CT2CSY e apadrinhados pelos restantes Radioamadores, entraram pela porta grande no Mundo do Radioamadorismo, e deram muito boas indicações, demonstrando interesse por esta nova actividade onde agora devidamente licenciados, começam a dar os primeiros passos.

O Jota estava a começar, a CT8JAM começou a chamar os participantes, na estação todos estavam atentos.

Depois de escutarmos atentamente as mensagens de abertura, fomos "passear" rapidamente pelas bandas, para "ver" como estava a propagação, e em que bandas havia actividade.

Escutamos a estação HF0POL, a chamar em 20 Metros desde a Antarctida… e com 10 W conseguimos lá chegar!

A partir daqui foram horas de agradável convívio via Radio, com a plena participação de todos os que nos visitaram.

Durante a tarde de Sábado, fomos visitados por vários Agrupamentos que para alem das aliciantes actividades exteriores preparadas para cada secção tinham uma visita "da ordem" à Estação CT7NMV onde podiam enviar a sua mensagem de viva voz.

Fomos ainda presenteados nesta tarde com uma breve demonstração de telegrafia por parte do Chefe António Ribeiro - Radioamador CT1DJE, que deixou "espantada" muito boa gente pela rapidez com que manipulava a chave de morse.

No Domingo continuaram as actividades conforme o programado, no entanto a afluência de participantes foi menor, e aproveitamos para efectuar contactos mais longos com outras estações de Jamboree.

Para terem uma pequena noção de como um contacto pode ser agradável e que nem só de troca de mensagens é feito um Jamboree, estivemos mais de 15 minutos na conversa com um Chefe Inglês que já esteve a trabalhar em Portugal, ligado à industria petrolífera e que conhecia razoavelmente bem o nosso País, designadamente a zona de Lisboa, Sintra, e Cascais.

Pelas 14h00 demos por encerradas as actividades, e antes das desmontagens, procedeu-se no local à avaliação da actividade por parte da Equipa das Actividades liderada pelo Agrupamento 905 - Sacavém, e pelo Departamento de Radio Escutismo.

O resultado foi muito positivo, e embora alguns detalhes a rectificar no futuro, especialmente a falha do JOTI, saímos desta actividade convictos de que valeu bem o empenho e dedicação de todos os que nela participaram.

Feitas as contas, foram enviadas via rádio 33 mensagens ( registadas ) e efectuados 77 contactos em HF e 19 em VHF.

Em termos de países contactados fizemos ouvir a nossa voz em:

Portugal Continental, Açores e Madeira, Espanha, Ilhas Canárias, França, Luxemburgo, Inglaterra, Suíça ( Bureau Mundial ), Dinamarca, Suécia, Islândia, Estados Unidos da América, Nigéria, Ucrânia, Republica Checa, Croácia, Alemanha, Jugoslávia, Áustria, Polónia, Grécia, Holanda, Malta, Irlanda, e Ilha de Santa Helena.

Até ao Jota '2001, que esperamos ser ainda melhor, e de preferência com mais Radioamadores Escuteiros do nosso Núcleo.

 

Jaime Guilherme - CT1ECT