Relatório da Estação CT7NMV

O 43º JOTA no Núcleo Moinhos de Vento

 

…A Rádio será no futuro o hobby dos nossos rapazes… é uma actividade enriquecedora cujo futuro é prometedor… espero que os Escuteiros a saibam aproveitar.

Baden-Powell - 1913

Quando B.P. proferiu esta afirmação estava longe de pensar no impacto que a rádio teria no Movimento Escutista. Ainda demorou algum tempo, mais como vale mais tarde do que nunca, em 1957 iniciou-se um ciclo que culminaria no maior encontro anual de Escuteiros… via rádio…o Jamboree no ar.

Este foi o quarto Jamboree em que o Núcleo Moinhos de Vento participou com uma Estação própria, o indicativo especial CT7NMV esteve no ar em 1996, 1998, 1999 e 2000.

A nossa Estação esteve este ano instalada na Casa do Arboreto, nos jardins da Vila Expo.

A escolha do local, foi proposta pelo Departamento de Rádio Escutismo a quando da apresentação de candidaturas para a organização da parte pedagógica desta actividade em reunião de Chefes de Agrupamento, e teve em conta a sua localização geográfica que permite um acesso com mais comodidade a todos os Agrupamentos do Núcleo, as facilidades concedidas em termos de ocupação, bem como o espaço envolvente potencial para actividades ao ar livre. A experiência de actividades anteriores permitiu-nos ter uma Estação perfeitamente funcional, utilizando a tecnologia KISS ( Keep It Simple Stupid ), trocando isto por miúdos, tentamos simplificar ao máximo as montagens e desmontagens, sem comprometer a operação. Esta ano contamos com o apoio da Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, que nos cedeu um equipamento de HF e VHF, uma antena de VHF e duas baixadas de cabo coaxial.

Para HF montamos um dipolo para a banda de 40 Metros e uma antena vertical para as bandas de 10, 15 e 20 Metros. Os contactos em VHF serviram essencialmente para "baptizar" os dois novos Radioamadores no Núcleo, fruto de uma acção de formação realizada pelo Departamento de Rádio Escutismo em Maio passado.

O Bruno do 582 e o Rui do Agr.1100, deram boa conta de si, ajudados inicialmente pelo nosso Amigo Cortês - CT2CSY e apadrinhados pelos restantes Radioamadores, entraram pela porta grande no Mundo do Radioamadorismo, e deram muito boas indicações, demonstrando interesse por esta nova actividade onde agora devidamente licenciados, começam a dar os primeiros passos. O Jota estava a começar, a CT8JAM começou a chamar os participantes, na Estação todos estavam atentos.

Depois de escutarmos atentamente as mensagens de abertura, fomos "passear" rapidamente pelas bandas, para "ver" como estava a propagação, e em que bandas havia actividade.

Escutamos a Estação HF0POL, a chamar em 20 Metros desde a Ilha South Shetland… e com 10 W conseguimos lá chegar!

A partir daqui foram horas de agradável convívio via Radio, com a plena participação de todos os que nos visitaram. Durante a tarde de Sábado, fomos visitados por vários Agrupamentos que para alem das aliciantes actividades exteriores preparadas para cada secção pelo Agrupamento 905 - Sacavém, sobre as quais foi enviada com a devida antecedência um cartaz alusivo e uma circular pela Secretaria do Núcleo, de forma a que todos viessem preparados, tinham uma visita "da ordem" à Estação CT7NMV onde podiam enviar a sua mensagem de viva voz.

Fomos ainda presenteados nesta tarde com uma breve demonstração de telegrafia por parte do Chefe António Ribeiro - Radioamador CT1DJE, que deixou "espantada" muito boa gente pela rapidez com que manipulava a chave de morse.

No Domingo continuaram as actividades conforme o programado, no entanto a afluência de participantes foi menor, e aproveitamos para efectuar contactos mais longos com outras Estações de Jamboree. Para se ter uma pequena noção de como um contacto pode ser agradável e que nem só de troca de mensagens é feito um Jamboree, estivemos mais de 15 minutos na conversa com um Chefe Inglês que já esteve a trabalhar em Portugal, ligado à industria petrolífera e que conhecia razoavelmente bem o nosso País, designadamente a zona de Lisboa, Sintra, e Cascais.

Pelas 14h00 demos por encerradas as actividades, e antes das desmontagens, procedeu-se no local à avaliação da actividade por parte da Equipa das Actividades liderada pelo Agrupamento 905 - Sacavém, e pelo Departamento de Radio Escutismo.

O resultado foi muito positivo, e embora alguns detalhes a rectificar no futuro, especialmente a falha da não participação no JOTI que se deveu a não se ter conseguido a instalação a tempo da actividade de uma linha telefónica, saímos desta actividade convictos de que valeu bem o empenho e dedicação de todos os que nela participaram.

Feitas as contas, foram enviadas via rádio 33 mensagens ( registadas ) e efectuados 77 contactos em HF e 19 em VHF.

Em termos de países contactados fizemos ouvir a nossa voz em:

Portugal Continental, Açores e Madeira, Espanha, Ilhas Canárias, França, Luxemburgo, Inglaterra, Suíça ( Bureau Mundial ), Dinamarca, Suécia, Islândia, Estados Unidos da América, Nigéria, Ucrânia, Republica Checa, Croácia, Alemanha, Jugoslávia, Áustria, Polónia, Grécia, Holanda, Malta, Irlanda, e Ilha de Santa Helena.

Até ao Jota '2001, que esperamos ser ainda melhor, e de preferência com mais Radioamadores Escuteiros do nosso Núcleo.

Jaime Guilherme - CT1ECT

Chefe do Departamento de Rádio Escutismo do Núcleo Moinhos de Vento

_____________________________________

Tema escolhido para a actividade - Comunicar a Paz

Mascote - "Alfredo" - Criação do Agr. 905- Sacavém

Local - Casa do Arboreto - Jardins da Vila Expo

Radioamadores Escuteiros participantes:

Jaime Guilherme - CT1ECT

Joaquim Pedro - CT2FQV

António Ribeiro - CT1DJE

Rui Oliveira - Agr. 1100 - Moscavide - Portador da licença Nº 20.002.428 - ICP

Bruno Simões - Agr. 582 - Moscavide - Portador da licença Nº 20.002.429 - ICP

Radioamadores não Escuteiros participantes:

CT5HUC - Graça Cortês

CT2CSY - Carlos Cortês

CT1ABD - Manuel Dinis

CT1DQF - João Correia

CT1EHY - Carlos Leal

CT2GZB - José Luís

Equipamentos utilizados:

1 transceptor HF - Alinco DX 70

1 transceptor HF - Yaesu FT 301

1 transceptor VHF - Yaesu FT 2200

1 transceptor VHF/UHF - Yaesu FT 8000

Antenas utilizadas:

1 Dipolo HF Tagra GP40

1 Vertical HF Tagra GP20

1 Vertical VHF/UHF - Televes

_____________________________________

Actividades Complementares

As actividades complementares estavam divididas por secções e foram concebidas de acordo com o tema da comunicação nas suas mais diversas formas. O Jogo de cada Secção era composto por 5 tarefas a serem jogadas por Bando/Patrulha/Equipa.

Subjugados ao Tema da Actividade "Comunicar a Paz", o Jogo de cada Secção tinha um nome próprio:

Alcateia – "As Máximas no JOTA 2000"

1ª tarefa – Apresentação do Bando

2ª tarefa – Moldagem em barro de um Moinho de Vento

3ª tarefa – Desenho livre em Aguarela sobre o tema da actividade

4ª tarefa – Picotagem e Pintura a lápis de cor da mascote da Actividade, para decoração do cartão QSL (através de colagem)

5ª tarefa – Descodificação de mensagens para transmissão via rádio

Nos jogos da Alcateia foi dado ênfase á comunicação através das artes plásticas e trabalhos manuais.

Grupo Explorador – "O Explorador da Paz"

1ª tarefa – Apresentação da Patrulha, lema e grito

2ª tarefa – Escutionary – um elemento tinha que transmitir uma frase sobre o tema da actividade para os restantes elementos, através dum desenho

3ª tarefa – Canção e instrumentos musicais – a patrulha tinha que compor uma canção e improvisar alguns instrumentos com o material disponível para o efeito (latas, areia, madeira, caricas, panelas, etc)

4ª tarefa – Teatro – A patrulha tinha que apresentar uma peça de teatro com o máximo de 20m, sobre o tema da actividade. A preparação desta peça deveria ter sido feita previamente nos Agrupamentos (para tal foi enviada correspondência atempadamente)

5ª tarefa – Mensagens – A patrulha escolhia à sorte algumas palavras codificadas com as quais tinha que escrever a mensagem contendo essas palavras, para enviar via rádio.

Nos jogos do Grupo Explorador foi dado ênfase à comunicação através da imaginação, expressão dramática e musical.

Grupo Pioneiro – "Orientar a Comunicação"

1ª tarefa – Apresentação da Equipa, lema e grito

2ª tarefa – Montagem dum Telégrafo e Código Morse – o material para a montagem estava disponível, assim como as instruções e um monitor. Depois de construído, um elemento da equipa tinha que transmitir uma mensagem através do Código Morse para o resto da Equipa.

3ª tarefa – Jogo de comunicação – a equipa dividia-se em 3 grupos. O primeiro grupo tinha que criar uma mensagem e enviá-la através de Homógrafo para o 2º grupo que por sua vez tinha que descodificar o homógrafo e codificar a mensagem em linguagem gestual para a enviar para o 3º grupo.

4ª tarefa – Mímica e Caracterização – A equipa tinha que apresentar uma peça em mímica com o máximo de 15m, sobre o tema da actividade. A caracterização de todos os elementos fazia parte da peça para dar mais ênfase à expressão. A preparação desta peça deveria ter sido feita previamente nos Agrupamentos (para tal foi enviada correspondência atempadamente).

5ª tarefa – Mensagem – concepção duma mensagem para envio via rádio e sua tradução em 3 línguas.

6ª tarefa – (Opcional) Mini Construções – construção dum pórtico

Nos jogos do Grupo Pioneiro foi dado ênfase á comunicação através da expressão dramática e de códigos (homógrafo, morse, linguagem gestual…)

Clã – "4ª no AR"

1ª tarefa – Elaboração de um desdobrável, em computador, sobre a actividade (informativo, com uma reportagem, etc). Disponíveis estavam imagens Escutistas e a imaginação dos Caminheiros. Pretendia-se criar um placard com a exposição dos desdobráveis.

2ª tarefa – Reportagem Vídeo da actividade – Pretendia-se criar um vídeo do JOTA 2000 com o conjunto de todas as reportagens.

3ª tarefa – Montagem do Telégrafo

Nas tarefas do Clã pretendia-se dar ênfase à comunicação através dos meios de comunicação. Como não houveram equipas de Clã a participar na actividade, os objectivos deste jogo não foram alcançados.

Os jogos estiveram disponíveis Sábado das 10:30h às 12:30h e das 14:30h às 18:30h e Domingo das 10:30h às 12:30h. Tivemos a participação do Agrupamento 879 - Póvoa de Santo Adrião, 582 - Moscavide, 1100 - Moscavide Marítimos, e claro o 905 - Sacavém no Sábado à tarde, 1023 - São Julião do Tojal à noite, e o grupo Pioneiro do 594 - Camarate e do 66 - Lumiar no Domingo de manhã. Os Bandos/Patrulhas/Equipas participantes terão os seus diplomas que serão enviados assim que possível.

Para além dos Jogos das Secções foi feita a decoração da Casa do Arboreto e da área redundante.

Foi ainda criado o Livro de Ouro do JOTA do Núcleo Moinhos de Vento, o livro em que todos os elementos podem deixar a sua marca de passagem e participação no Jamboree do nosso Núcleo. Esperamos que a tradição se mantenha !!!

Fátima Pereira

Chefe do Agrupamento 905 - Sacavém

inicio