O Radioamadorismo

O Serviço de Radiomador é uma modalidade de radiocomunicações, destinado ao treinamento próprio, à intercomunicação e a investigações técnicas, levadas a efeito por amadores devidamente autorizados, interessados na radiotécnica a título pessoal , que não visam qualquer objetivo pecuniário ou comercial ligado à exploração do serviço, inclusive utilizando estações espaciais situadas em satélites da Terra.

O Radioamadorismo não é somente um hobby para os Radio Amadores. Ele possibilita se bater papo, fazer amigos e conhecer pessoas. Alem disso, em caso de emergência ou calamidade pública eles são os primeiros a entrar em alerta para ajudar no que for possível, seja mantendo a comunicação entre duas cidades afetadas pela calamidade até que a comunicação normal seja restabelecida, ou socorrendo vitimas de acidentes em estradas e rodovias entre outras coisas.

Os contatos são feitos de estação para estação, em HF (80,40,20,15 e 10 metros) e em VHF/UHF (144.000 a 435.000 Khz), em contato direto ou através de REPETIDORAS que possibilitam comunicados a maiores distancias.

No Brasil, o interessado em obter um C.O.E.R. (Certificado de Operador de Estação de Radioamador), terá que passar por diferenciados testes que variam em tipo e dificuldade de acordo com a classe almejada:

Classe 'D' = Prefixo ZZ
Legislação
Técnica Operacional
Ética operacional.
Classe 'C' = Prefixo PU
Todos os teste pertinentes a classe 'D'
Recepção Auditiva de Sinais de Código Morse
Transmissão de Código Morse.
Classe 'B' = Prefixo PY, PT, PP, etc.
Todos os Testes pertinentes a classe 'C'
Radioeletricidade.
Classe 'A' = Prefixo PY, PT, PP, Etc.
Todos os testes pertinentes a classe 'B'
Permanência mínima de um ano na classe 'B'.

Com o C.O.E.R. em mãos, o radioamador paga uma pequena taxa de fiscalização para obter a Licença Para Funcionamento de Estação, onde constará o indicativo, a classe e a potência máxima permitida, além de outros dados e algumas instruções.

Os indicativos são formados por um prefixo correspondente a classe e a unidade da federação, seguido de um agrupamento de duas ou três letras. No caso da classe 'C' e 'D' os prefixos são ZZ e PU respectivamente, mas, no caso da classe 'B' e 'A', o prefixo muda de acordo com a unidade da federação.


ESPÉCTRO VHF-INDICATIVOS-ÉTICA-CÓDIGO-PACKET

CÓDIGO FONÉTICO-ESTAÇÕES COSTEIRAS-

Endereços Úteis (Anatel,Labres, etc...)

HOMEPAGE