Correção Doppler para o RTL dongle e FCD
Por PY4ZBZ 17-05-2013 rev. 26-06-2013
Uma forma de corrigir automaticamente o efeito Doppler na sintonia de satélites com um RTL dongle ou um FCD é usar o "Satellite Tracker Plugin for SDRSharp", que transforma o programa SDR# em um cliente DDE para o programa de rastreamento de satélites Orbitron. É o Orbitron que faz o calculo do Doppler e informa a correta frequência de sintonia para o SDR# que por sua vez controla o RTL dongle.
Vou descrever a seguir como instalar esse plugin, configurar o SDR# como cliente e o Orbitron como servidor DDE.
Suponho que o usuário já tenha o Orbitron devidamente instalado, com localização do QTH definida e Keplerianos atualizados. O SDR# também já deve estar instalado, assim como o driver para o RTL dongle, como explicado aqui.
Basta fazer o download do Satellite Tracker Plugin for SDRSharp aqui, e extrair os arquivos copiando-os para a pasta onde está o SDR#.
Contrariamente ao que está escrito no README.txt, NÃO precisa os arquivos MYDDE do site do Orbitron ! Esses arquivos são apenas um exemplo de como fazer um programa cliente DDE.
É preciso também modificar dois arquivos de configuração: o SDRSharp.exe.Config da pasta do SDR# e o Setup.cfg na pasta Config do Orbitron.
No SDRSharp.exe.Config incluir a seguinte linha:
<add key="SatelliteTracker" value="SDRSharp.SatelliteTracker.SatelliteTrackerPlugin,SDRSharp.SatelliteTracker" />
na seção <sharpPlugins> como por exemplo na figura seguinte:
No Setup.cfg basta incluir uma linha com o caminho (drive:\pastas\) do executável SDR# (SDRSharp.exe), na seção [Drivers], como por exemplo na figura seguinte:
SDRSharp=R:\SDRsharp\SDRSharp.exe
Cuidado: esse é o meu caso particular ! substitua R:\ SDRSharp\ pelo seu drive\pasta !
Agora é só rodar o Orbitron, escolher o satélite a ser rastreado, clicar na aba Rotor/Radio (1), escollher o driver SDRSharp (2) e executá-lo (3):
Ao clicar em (3), o SDR# será executado como cliente do Orbitron. Agora é preciso abrir a seção "Satellite Tracker (Plugin)" do SDR#, marcar "Enable", escolher "Orbitron" como Tracking Software e clicar em "Connect". Depois clicar em "Play" para rodar o SDR# que terá a frequência do VFO corrigida automaticamente pelo Orbitron, como pode ser visto na figura seguinte, onde, a cada segundo, a frequência do VFO é corrigida pelo valor calculado da janela "Recep./doppler" do Orbitron:
A figura acima mostra a recepção do satélite meteorologico APT NOAA 15.
OBS.: O Orbitron deve ser configurado para fazer um calculo a cada segundo (intervalo de atualização=1), como mostra afigura seguinte:
Essa é a máxima taxa de atualização possível no Orbitron, mas é suficiente para VHF.
Nota: É claro que a correção Doppler automática só funciona com satélites que tem frequência de transmissão FIXA, como os NOAA em APT, os repetidores FM para radioamadores como o SO-50. Obviamente, não serve para satélites com transponder linear como o AO-7, FO-29 e VO-52, que só transmitem em frequência fixa se a transmissão de quem está no uplink tiver o Doppler TX corrigido !
A figura seguinte mostra a correção Doppler funcionando no FCD FunCube Dongle recebendo o NOAA-19. A imagem recebida está aqui.:
A figura seguinte mostra a correção doppler funcionando com um satélite Orbcomm:
O vídeo seguinte mostra a correção Doppler na recepção do downlink em UHF do satélite SO-50 na orbita #56000, em 22-05-2013. QSOs com Gustavo PT9BM, Renato PU2RAS e Roberto PY2RAA:
Links:
rtl-sdr-tutorial-receiving-noaa-weather-satellite-images
73 de Roland PY4ZBZ